Racismo na educação: uma análise das representações da população negra nos livros didáticos de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2520

Palavras-chave:

Livro Didático, Afroetnomatemática, Racismo, Educação Matemática, PNLD

Resumo

Embora as leis 10.639/03 e 11.645/08, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica apresentem esforços para combater o racismo na escola, a população negra ainda sofre com suas representações em livros didáticos, em especial, de Matemática. Este artigo apresenta uma análise crítica das representações dessa população em 10 livros didáticos de Matemática, oferecidos no Plano Nacional do Livro didático às escolas públicas de São Paulo a serem trabalhados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, de 2017 a 2019. Os livros apresentaram imagens negativas ao discorrer sopre a população negra, além de não destacar em textos ou imagens as suas contribuições à Matemática. Desse modo, vislumbra-se a importância da reflexão acerca do tema, no âmbito social e educacional, para ocasionarações as quais fortaleçam o combate ao racismo e o preconceito, especialmente, nas escolas.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

SANTOS, D. F. DOS; SILVA FILHO, J. C.; ANDRE, C. F. Racismo na educação: uma análise das representações da população negra nos livros didáticos de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 30-43, 1 maio 2021.

Edição

Seção

Artigos