O interesse de professores em um ensino de Matemática inclusivo: uma discussão a partir de um curso online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3005

Palabras clave:

Anos Iniciais, Educação Inclusiva, Educação Especial, Formação de Professores

Resumen

Para este artigo, consideramos as reflexões geradas com a implementação na Educação Básica brasileira da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 para propor o objetivo de discutir como o interesse por um ensino de Matemática mais inclusivo se manifesta em professores dos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. Este artigo analisa dados que foram produzidos no momento da pré-inscrição e da finalização de um curso online oferecido no período de março a julho de 2021 para esses professores no contexto do Programa FormAção da SBEM. Assumindo-se o interesse como um construto complexo que influencia no desenvolvimento profissional do professor, identifica-se a necessidade de mais estudos sobre o caminho que se monta entre um interesse situacional, caracterizado como efêmero e transitório, e um interesse individual, que por sua vez é mais contínuo e estável, a respeito da inclusão educacional, particularmente em relação aos estudantes apoiados pela Educação Especial.

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Publicado

2022-05-01

Cómo citar

MANRIQUE, A. L. O interesse de professores em um ensino de Matemática inclusivo: uma discussão a partir de um curso online. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 12, n. 3, p. 37-54, 1 may 2022.

Número

Sección

Artículos