Sequência didática eletrônica na consolidação do pensamento aritmético no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2888

Palabras clave:

Educação Matemática, Anos Finais do Ensino Fundamental, Pensamento Aritmético, Sequência Didática Eletrônica, Resolução de Problemas

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual se investigou as contribuições de uma Sequência Didática Eletrônica na consolidação dos conceitos que formam o Pensamento Aritmético com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é apresentar o Design Instrucional (DI) de uma Sequência Didática Eletrônica evidenciando a importância do trabalho com a metodologia de resolução de problemas na busca de estratégias que contribuem para a consolidação dos conceitos aos estudantes que ainda apresentam dificuldades de compreensão de tais conceitos. As Sequências foram implementadas no SIENA, que é um Sistema Inteligente de Ensino, que oportuniza aos estudantes a realização de Testes Adaptativos e a recuperação individualizada das dificuldades, por meio do estudo em Sequências Didáticas Eletrônicas. O estudo se caracteriza por uma metodologia qualitativa com base no estudo de caso. Os resultados apontaram que os estudantes participantes do experimento e que realizaram estudos da Sequência Didática Eletrônica aliada a metodologia de resolução de problemas obtiveram melhor desempenho possibilitando o desenvolvimento da autonomia de estudos, aguçando a curiosidade e a persistência na resolução das atividades, permitindo revisitar e estudar os conceitos no seu ritmo de estudos.

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Publicado

2022-01-01

Cómo citar

CARLESSO, R.; GROENWALD, C. L. O. Sequência didática eletrônica na consolidação do pensamento aritmético no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 12, n. 1, p. 49-71, 1 ene. 2022.

Número

Sección

Artículos