Currículo de Matemática do Ensino Superior: uma experiência com a metodologia sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2887Palabras clave:
Educação Matemática, Currículo, Ensino Superior, Metodologias Ativas, Equações DiferenciaisResumen
Neste artigo apresenta-se as metodologias ativas, como uma possibilidade metodológica para o Ensino Superior, visto que são estratégias de ensino que podem propiciar a participação ativa dos acadêmicos ao longo do processo de construção de sua aprendizagem. Neste contexto, o objetivo desse estudo é apresentar a aplicação do modelo de Sala de Aula Invertida no Ensino Superior em uma aula da disciplina de Equações Diferenciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na qual buscou-se realizar um planejamento didático utilizando como metodologia de ensino a Sala de Aula Invertida e sua aplicação. Trabalhos com esse escopo visam apresentar, aos professores, instrumentos que possam vir a ser usados nas aulas, e que venham a servir de base para a construção de outros planejamentos, usando metodologias ativas, mais especificamente a Sala de Aula Invertida, com uso de ferramentas tecnológicas. Com base na análise dos resultados desta inserção da Sala de Aula Invertida foi possível observar que os alunos inicialmente não vinham para o momento de Aula preparados, pois ainda não haviam se organizado para assistir os vídeos da Pré-aula e assim não conseguiam responder de forma transparente a avaliação diagnóstica. Evidenciou também que, no momento da dinâmica realizada em Aula houve tempo para interação entre alunos e professor, uma vez que os conceitos já haviam sido explicados no momento do Pré-aula e ressaltou a importância do planejamento para caso os alunos não compreenderem as explicações apresentadas nas videoaulas.
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