Uma análise das funções da Geometria em outros campos da Matemática: um olhar sobre livros didáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2874

Palabras clave:

Geometria, Livro Didático, Cultura Visual, Visualidade, Anos Finais do Ensino Fundamental, PNLD

Resumen

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar as funções que a Geometria desempenha em campos não-geométricos (Álgebra, Aritmética, Probabilidade e Estatística) em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2017. O aporte teórico está embasado nos estudos de Flores acerca da cultura visual, entendida como concepções inerentes à cultura de uma sociedade, reveladas em sua forma visual. No contexto da cultura visual, amparamo-nos no conceito de visualidade, definido como os discursos que informam sobre o modo como nós vemos. No que tange à metodologia, essa é de natureza qualitativa, tendo sido analisadas três coleções de livros didáticos, totalizando 12 obras. Todo o conteúdo de Geometria que permeava os capítulos de Álgebra, Aritmética, Probabilidade e Estatística foi classificado de acordo com as funções que desempenhava, a saber: função ilustrativa, formativa, explicativa, demonstrativa, representativa e imagem mental. Resultados mostram que, em alguns conteúdos de Álgebra e Aritmética, a Geometria se constituiu como prática visual que compõe os modos de olhar dos alunos da Educação Básica. Em Probabilidade e Estatística, entretanto, suas funções são escassas. Nesse cenário, notamos que a Geometria e as figuras geométricas são articuladas aos outros campos da Matemática com o propósito de ensinar. Por diversas vezes, sua integração se deve, principalmente nos campos de Álgebra e Aritmética, à expectativa de facilitar o ensino de alguns conceitos abstratos, ilustrando-os por meio de figuras geométricas.

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Publicado

2022-01-01

Cómo citar

GENTIL, L. A. .; AMARAL-SCHIO, R. B. Uma análise das funções da Geometria em outros campos da Matemática: um olhar sobre livros didáticos. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 12, n. 1, p. 87-104, 1 ene. 2022.

Número

Sección

Artículos