Entre o sistema e mundo da vida: uma discussão sobre a percepção de professores do Ensino Profissional na implantação curricular do Novotec Integrado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2873

Palabras clave:

Currículo, Habermas, Ensino Profissional, Educação Matemática

Resumen

Desde o decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004, que permitiu o retorno do Ensino Médio Integrado ao Técnico, até a lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que possibilitou novos arranjos curriculares de forma integrada entre o Ensino Médio e Técnico, vivemos mudanças no Ensino Médio Profissional das Escolas Técnicas da rede do Centro Paula Souza do Estado de São Paulo. E, diante desse cenário, trazemos recorte de uma pesquisa de mestrado que, analisando a racionalidade subjacente à implantação do Novotec Integrado, focou as relações que se estabelecem com a matemática no currículo, o discurso expresso nos documentos oficiais do Centro Paula Souza e as discussões promovidas em um grupo de professores que atuam nos cursos implantados. A pesquisa foi realizada em uma Escola Técnica Estadual (Etec) que implantou, em 2020, o Novotec Integrado em dois cursos distintos: Ensino Médio com habilitação de Técnico em Administração e Ensino Médio com habilitação de Técnico em Marketing, organizados de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo discutimos as percepções de um grupo de docentes de Etecs sobre essa implantação. Em termos metodológicos foram realizadas reuniões via plataforma digital, as interações dialógicas foram transcritas e divididas em cinco episódios. Na sequência, a partir dos cinco episódios, foram constituídas mônodas com inspiração em Walter Benjamin e analisadas seguindo os pressupostos da Teoria Crítica. Como resultado apresentamos narrativas de docentes que evidenciam como a implantação do Novotec Integrado foi pautada em racionalidade instrumental, orientada a fins técnicos e estratégicos, e sem espaços para participação dos docentes da escola na elaboração da proposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alro, H., & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de Orlando Figueredo. – Belo Horizonte: Autentica.

Araujo, A. M., & Demai, F. M. (2019). Currículo Escolar em Laboratório: a Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Editora CPS.

Brasil. (2017). MinisteÌrio da Educação. Lei no 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. BrasiÌlia, DF: MEC.

Brasil. (2017). MinisteÌrio da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BrasiÌlia: MEC, 2017.

Brasil. (2004). Decreto Federal nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.494, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.

Chapani, D. T., & Carvalho, L. M. O. (2009). As políticas públicas na história da formação de uma professora de Ciências: uma análise a partir dos contributos do pensamento habermasiano. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 321-339.

Gonçalves, H. J. L., Dias, A. L. B., & Peralta, D. A. (2019). O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular. Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 28(54), 155-172.

Habermas, J. (1996). Racionalidade e comunicação. Trad. Paulo Rodrigues. Lisboa/Portugal: Edições 70.

Habermas, J. (2012). Teoria do agir comunicativo 1: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo. Editora: Martins Fontes, 2012a.

Habermas, J. (2012). Teoria do agir comunicativo 2: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012b.

Mühl, E. H. (2003). Habermas e a Educação: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF Editora.

Longhi, A. J. (2005). A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jünguen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas.

Mühl, E. H. (2011). Habermas e a Educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1035-1050, out-dez.

Mühl, E. H. (2020). Habermas e a Educação: ação pedagógica como agir comunicativo. 2. ed. Edição revisada e atualizada. Curitiba: CRV.

Pacheco, J. A., & Morgado, J. C. (2002). Construção e avaliação do projeto curricular de Escola. Escritos Curriculares. Porto: Porto Editora.

Peralta, D. A. (2012). Formação continuada de professores de matemática em contexto de reforma curricular: contribuições da teoria da ação comunicativa. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru.

Peralta, D. A. (2019). Habermas e as professoras e professores de Matemática: vislumbrando oásis. Curitiba: Appris.

Peralta, D. A. ,& Gonçalves, H. J. L. (2016). Teoria da ação comunicativa: considerações sobre interdisciplinaridade na educação profissional. Zetetiké, Campinas, v. 24, p. 478-394.

Pires, C. M. C. (2000). Currículos de matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD.

Silva. J. R. N. (2014). Interações entre docentes da licenciatura em Física em grupos de planejamento conjunto: uma análise a partir da teoria do agir comunicativo. 2014. 505 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru.

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

LIMA, C. M.; PERALTA, D. A. Entre o sistema e mundo da vida: uma discussão sobre a percepção de professores do Ensino Profissional na implantação curricular do Novotec Integrado. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 12, n. 1, p. 118-137, 1 ene. 2022.

Número

Sección

Artículos