Vestígios pré-históricos do futuro da Matemática Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2555

Palabras clave:

Ensino, Aprendizagem, Pandemia, Tecnologias Digitais, Matemática

Resumen

O novo coronavírus se espalhou de forma rápida e devastadora pelo mundo, o que levou a Organização Mundial de Saúde declarar que estamos diante de uma pandemia. A primeira ação para conter sua disseminação foi o confinamento dos seres humanos em suas residências. O vírus provocou mudanças na rotina em todos os lugares por onde chegou. Inúmeros trabalhadores desenvolvem suas funções laborais a partir de suas residências, milhares de alunos realizam suas atividades escolares desde suas casas e as famílias tiveram que desenvolver todos os trabalhos domésticos. As tecnologias digitais que até então não haviam ocupado um lugar de destaque na educação formal, surgiram como a solução para realizar as atividades escolares remotas durante a pandemia. Neste contexto, quais questões são colocadas aos professores agora que a sala de aula foi para dentro dos dispositivos digitais? Qual a real função do professor quando os alunos têm livre acesso à Internet durante as aulas? Como a escola lida com as vidas perdidas pela Covid-19 ao mesmo tempo que aborda os conteúdos escolares? As atividades escolares remotas parecem demonstrar a exaustão do modelo tradicional de educação, baseada nos conteúdos formais, que ainda prevalece nos dias atuais.

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

MENDES, R. DE O. Vestígios pré-históricos do futuro da Matemática Escolar. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 11, n. 3, p. 7-18, 1 sep. 2021.

Número

Sección

Artículos