Os encontros temáticos da licenciatura em Matemática da Unirio como espaço de (auto)formação de formadores de professores
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2552Palabras clave:
Formação de Professores de Matemática, Formação do Formador, Educação Online, Desenvolvimento Profissional Docente, PandemiaResumen
Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, professores em atuação na educação básica e na universidade modificaram suas rotinas profissionais docentes. A necessidade de manutenção das atividades de forma remota impulsionou a busca por tecnologias digitais para o ensino, situando-as no centro do debate. Neste artigo, relatamos uma experiência realizada com professores que atuam no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a partir de encontros temáticos, ocorridos virtualmente, cujos objetivos iniciais pretendiam discutir iniciativas que, embora em caráter emergencial, se aproximassem dos princípios da educação online. As reuniões (gravadas em vídeo) extrapolaram seus objetivos iniciais e se configuraram como espaços colaborativos de formação e de desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática. Entendemos que uma importante contribuição do relato dessa experiência está em situar o formador no cerne do debate sobre a formação de professores de matemática, problematizando a escassez de ambientes formativos que possibilitem o compartilhamento de práticas docentes, a exposição de dificuldades vivenciadas pelos formadores em sua atuação profissional e discussões sobre os saberes docentes necessários ao ensino de matemática na educação básica. Além disso, ao relatar os desafios enfrentados e as soluções que emergiram do cenário emergencial que vivenciamos, buscamos ir além das ideias presentes na literatura sobre formação de professores para o contexto da formação do formador.
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