Analfabetismos, pesquisa e Educação (Matemática): uma escola que opera fora dos muros da escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2547

Palabras clave:

Escola, Decolonialidade, Analfabetismo, Pesquisa, Narrativas

Resumen

Este artigo sinaliza para discussões decorrentes de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática que se estruturou para além da problematização das estratégias matemáticas cotidianas de adultos analfabetos, por meio da busca por falar com os entrevistados, dando vazão a questões outras que marcam o papel da escola e de um discurso escolar-educacional na constituição narrativa desses sujeitos. Nessa direção, este texto alinhava estudos sobre decolonialidade com uma postura investigativa atravessada por narrativas potentes sobre como um corpo posicionado no fora-escola traz ranhuras profundas que (de)limitam modos de vida. Práticas de exclusão, abandono, abuso de poder, autojulgamento por meio de uma referência externa àquele modo de vida e construção de si pela falta são alguns dos fatores que compõe as construções narrativas aqui mobilizadas. Este texto opera, ainda, um processo de constituição de um corpo-pesquisador que tenta se sensibilizar para o que acontece durante um processo investigativo e que resiste a um movimento acadêmico que força uma tentativa de colonizar a decolonialidade.

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Publicado

2021-05-01

Cómo citar

SOARES, E. L.; SOUZA, L. A. DE . Analfabetismos, pesquisa e Educação (Matemática): uma escola que opera fora dos muros da escola. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 11, n. 2, p. 250-264, 1 may 2021.

Número

Sección

Artículos