Rota percorrida no repensar da sala de aula de Estatística: uma navegação pela insubordinação criativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2220

Palabras clave:

Ensino de Estatística, Educação Matemática, Insubordinação Criativa, Educação Socioemocional, Neurociência Cognitiva

Resumen

No presente artigo relata-se a rota percorrida ao longo do ser e fazer docente, na busca por superar os processos reprodutivos do ensino de Estatística. Navega-se pelas ondas da Insubordinação Criativa, rumo a uma prática pedagógica traçada com base nos estudos da Biologia, da Neurociência Cognitiva e da Educação Socioemocional. Para tal, o texto tem por objetivo apresentar atividades pedagógicas comprometidas com a justiça social na sala de aula de Estatística e planejadas de modo a promover a formação de um sujeito crítico, ético, democrático e colaborativo. Esta prática foi se construindo em um movimento constituído de ondas de reflexão que possibilitaram repensar a prática docente de forma a conduzir os estudantes a perceber as inter-relações da Estatística com os diferentes aspectos da vida em sociedade. As atividades pedagógicas planejadas por meio da pesquisa e da contextualização podem proporcionar aos estudantes compreender os conceitos estatísticos, bem como aspectos de sua formação pessoal, como autoconhecimento, consciência social, ética e equilíbrio nas relações consigo mesmos, com os outros seres humanos e com a própria vida.

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

SAMÁ, S.; NOVAES, D. V. Rota percorrida no repensar da sala de aula de Estatística: uma navegação pela insubordinação criativa. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 10, n. 1, p. 122-136, 1 ene. 2020.

Número

Sección

Artículos