Reflexões na confecção de um produto educacional envolvendo um estudante com deficiência intelectual: a produção do Tampimática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3773

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Pensamento Aritmético, Educação Matemática Inclusiva, Interação Social, Recurso Didático

Resumo

O Tampimática é um produto educacional desenvolvido por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas com um estudante com deficiência intelectual durante uma pesquisa de mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática. Este artigo objetiva apresentar reflexões que surgiram no planejamento, na estruturação e na confecção desse recurso didático. A pesquisa foi fundamentada no método funcional da estimulação dupla associada à observação livre e buscou compreender os processos cognitivos do aluno participante, associados à interação social como meio para obter informações sobre o desenvolvimento do pensamento aritmético. As análises foram pautadas em discussões relacionadas aos processos de mediação, às interações sociais e aos mecanismos compensatórios. Estas apontaram que utilizar materiais manipuláveis como o Tampimática, associado às representações da escrita e aos símbolos icônicos, possibilitou o desenvolvimento do pensamento matemático, ressaltando que vivências entre diferentes grupos de estudantes promoveram interações sociais relevantes para o ensino de matemática.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

MILLI, E. P.; THIENGO, E. R. Reflexões na confecção de um produto educacional envolvendo um estudante com deficiência intelectual: a produção do Tampimática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-16, 9 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos