Pensamento matemático em Call of Duty Mobile (2019): dialogando com o ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3737

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Jogos Mobile, Call of Duty Mobile, Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo entender de que formas os aspectos matemáticos são evidenciados pelo jogo Call of Duty Mobile (2019) em seu design, funcionamento e jogabilidade. O estudo trata-se de uma pesquisa empírico documental e qualitativa, com identificação e análise de dados matemáticos presentes no jogo. Os dados foram coletados através da observação e análise do jogo. Desse modo, observou-se que há possibilidade de desenvolver conceitos para entender a Matemática em situações envolvendo operações fundamentais, razões, expressões algébricas, equações; conhecimentos da área Estatística, como moda, mediana e média, análise de gráficos e tabelas e análise combinatória, como o PFC — Princípio Fundamental da Contagem, entre outros. Como conclusão, notou-se que é possível a utilização do jogo de forma que os jogadores, em geral, criem simulações subsidiadas por cálculos matemáticos para se sustentarem, assim como a possibilidade de entender como professores podem usar os jogos nas aulas de matemática.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

LEMOS, A. F.; ELIAS, A. W. G. Pensamento matemático em Call of Duty Mobile (2019): dialogando com o ensino de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-12, 9 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos