Pensamento matemático em Call of Duty Mobile (2019): dialogando com o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3737Palavras-chave:
Jogos Digitais, Jogos Mobile, Call of Duty Mobile, MatemáticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo entender de que formas os aspectos matemáticos são evidenciados pelo jogo Call of Duty Mobile (2019) em seu design, funcionamento e jogabilidade. O estudo trata-se de uma pesquisa empírico documental e qualitativa, com identificação e análise de dados matemáticos presentes no jogo. Os dados foram coletados através da observação e análise do jogo. Desse modo, observou-se que há possibilidade de desenvolver conceitos para entender a Matemática em situações envolvendo operações fundamentais, razões, expressões algébricas, equações; conhecimentos da área Estatística, como moda, mediana e média, análise de gráficos e tabelas e análise combinatória, como o PFC — Princípio Fundamental da Contagem, entre outros. Como conclusão, notou-se que é possível a utilização do jogo de forma que os jogadores, em geral, criem simulações subsidiadas por cálculos matemáticos para se sustentarem, assim como a possibilidade de entender como professores podem usar os jogos nas aulas de matemática.
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