Análise da compreensão de professores de Matemática sobre as características visuais de figuras geométricas para o estabelecimento da relação parte-todo dos números racionais
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3728Palavras-chave:
Números Racionais, Graus de Não Congruência Semântica, Relação Parte-Todo, Figura GeométricaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a compreensão de professores de Matemática quanto a influência das características visuais das figuras geométricas para o estabelecimento da relação parte-todo dos números racionais. Para isso, alicerçou-se na Teoria dos Registros de Representações Semióticas e nos Graus de não congruência semântica nas conversões entre os registros de representações semióticas, figura geométrica e frações, dos números racionais. De abordagem qualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com docentes de Matemática da rede de ensino estadual e municipal de Cajazeiras (PB), utilizando um instrumento de pesquisa envolvendo conversões entre os registros de representações semiótica, figuras geométricas e frações, dos números racionais. Foram observados erros nas conversões envolvendo os graus 2, 4, 5 e 6 de não congruência semântica. Conclui-se que houve desprezo de características visuais importantes das figuras geométricas para ser estabelecida a relação parte-todo e escrita da fração, devido a influência do procedimento da dupla contagem.
Downloads
Referências
Duval, R. (1994). Les diferentes fonctionnements d’une figure dans une demarche géométrique. Repères, IREM, 1(17), 121-138.
Duval, R. (2004). Semiosis y Pensamiento Humano. Registros Semióticos y Aprendizajes Intelectuales. Traducción de M. V. Rastrepo. (2. ed.). Santiago de Cali: Universidadedel Valle –Instituto de Educación y Pedagogía.
Duval, R. (2009). Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução de L. F. Levy & M. R. A. Silveira. São Paulo, SP: Livraria da Física.
Duval, R. (2011). Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo, SP: PROEM.
Duval, R.(2012). Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Tradução de M. T. Moretti. Revemat, 7(1), 118-138.
Duval, R. (2016). Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de Matemática. Tradução de M. T. Moretti. Revemat, 11(2), 1-78.
Oliveira, F. M. (2021). Livro didático: Análise das figuras geométricas empregadas para o estabelecimento da relação parte-todo dos números racionais à luz dos registros de representações semióticas. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal da Paraíba. Cajazeiras, PB.
Silva, F.A.F. (2018). Graus de não congruência semântica nas conversões entre os registros geométrico bidimensional e simbólico fracionários dos números racionais. 258f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, PE.
Silva, F.A.F (2020). Proposição de graus de não Congruência Semântica nas conversões entre os registros geométrico bidimensional e o simbólico fracionário dos números racionais. Intermaths, 1(1), 174-196.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.