Uso e criação de jogos digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3710

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Jogos Educativos Digitais, Tecnologias Digitais, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a utilização de jogos educativos digitais elaborados pelos professores no PowerPoint, em práticas pedagógicas adequadas à realidade do século XXI em Matemática. Devido à dificuldade de acesso a materiais adequados à realidade escolar de cada turma, propõe-se que os professores, que conhecem a sua realidade, criem seus jogos. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e descritiva. A pesquisa buscou envolver o aluno como autor de sua própria aprendizagem, e foi realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no Programa de Residência Pedagógica, no ano de 2019. O jogo utilizado possibilitou que os alunos observassem uma outra forma de aprender e aplicar a Matemática, além de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico. Com base na análise realizada, conclui-se que a incorporação das tecnologias digitais é uma abordagem viável e que pode tornar as aulas mais interativas.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

ABREU, ÉRICA E. DE; ANDRADE, F. J. DE. Uso e criação de jogos digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-18, 20 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos