Desenvolvimento Científico-Robótico no âmbito da formação em Matemática: pensamento computacional e relevância social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3706

Palavras-chave:

Invenção Robótica, Jogos Digitais, Parkinson, Pensamento Computacional, Aprendizagem Matemática

Resumo

Esta pesquisa visou compreender o impacto do desenvolvimento de invenções científico-robóticas, com ênfase em relevância social, no processo de formação em Matemática. Norteado pela abordagem qualitativa de pesquisa, o trabalho foi realizado no laboratório de inovações do IF-Goiano, com estudantes do Ensino Médio, durante o desenvolvimento da invenção BTS-Robótica para o tratamento de Parkinson. Os dados foram submetidos à análise por meio do método da triangulação, que integrou vídeos, entrevistas e ferramentas computacionais, considerando a perspectiva teórica do Pensamento Computacional. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento de invenções científico-robóticas, com ênfase na relevância social, impacta significativamente a Formação Matemática dos estudantes em cinco dimensões interdependentes: habilidades Matemáticas, engajamento científico-matemático, autonomia-argumentativa, criatividade-inventiva e responsabilidade intelectual-social. Conclui-se que o desenvolvimento de invenções científico-robóticas representa uma estratégia promissora para potencializar a Formação Matemática dos estudantes. 

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

AZEVEDO, G. T. DE; ARAÚJO, U. F. DE. Desenvolvimento Científico-Robótico no âmbito da formação em Matemática: pensamento computacional e relevância social. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-17, 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos