Saberes e fazeres matemáticos de trabalhadores rurais não escolarizados: uma investigação etnomatemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3688

Palavras-chave:

Etnomatemática no Campo, Trabalhadores não Escolarizados, Conhecimentos Matemáticos Rurais

Resumo

A Etnomatemática pode ser compreendida como tendência que explora as diversas manifestações matemáticas presentes em contextos multiculturais de produção do conhecimento. Nessa perspectiva, este artigo objetiva explorar o processo de aquisição e operacionalização dos conhecimentos matemáticos de trabalhadores rurais não escolarizados da comunidade rural de Icozinho (CE). A pesquisa de campo contou com a colaboração de cinco trabalhadores/as não escolarizados/as. Os dados foram produzidos a partir de observação sistemática, diário de campo e entrevista semiestruturada. Para análise, foi empregada a análise de discurso. Os resultados apontam que o processo de aquisição e operacionalização dos conhecimentos matemáticos pode ocorrer a partir das relações sociais estabelecidas desde a infância, sendo os conhecimentos construídos socioculturalmente e ensinados cotidianamente através do trabalho no campo, das necessidades de os sujeitos desenvolverem meios próprios para conduzir suas relações na sociedade.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

PACHECO, W. R. DE S.; COÊLHO, R. DE F. N. .; FERNANDES, D. G. . Saberes e fazeres matemáticos de trabalhadores rurais não escolarizados: uma investigação etnomatemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-16, 10 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos