Reflexões sobre sabatinas de Matemática em 1955 de uma aluna do Colégio São José, de São Leopoldo/RS
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3609Palavras-chave:
História da Educação, Cultura Escolar, Colégio São José, Caderno de Sabatinas, MatemáticaResumo
O artigo traz análises dos relatos acerca das sabatinas de Matemática ocorridas em 1955, na perspectiva de uma aluna da 4ª série ginasial do Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Possui abordagem qualitativa, por meio da análise documental de um caderno, localizado no Museu do Colégio São José. Com base em referenciais sobre cultura escolar, investigaram-se as cinco sabatinas de Matemática presentes no caderno, identificando-se os conteúdos envolvidos, o número de questões de cada sabatina, os procedimentos de resolução empregados nas questões e os registros de notas escritos. Os conteúdos envolvidos foram inequações de 2º grau, sistema cartesiano, funções de 1º e 2º graus e geometria plana, totalizando 12 questões. Essas questões envolvem demonstrações de teoremas e aplicação de regras em exercícios matemáticos. Portanto, observa-se que as questões propostas nas sabatinas de Matemática exploram a teoria por meio da aplicação prática de regras e de teoremas.
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