O olhar de professores que ensinam Matemática sobre tabelas e gráficos estatísticos acessíveis para alunos cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3513

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Tabelas, Gráficos, Representações Acessíveis, Ensino de Estatística

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões de professores que ensinam Matemática para alunos cegos a partir de representações de tabelas e gráficos estatísticos inseridos em livros didáticos. As tabelas e os gráficos deste trabalho foram retirados de um livro didático de Matemática e confeccionados por meio de dois softwares, além de uma produção artesanal com a utilização de diferentes materiais. Nosso estudo se baseou em pesquisas relacionadas às representações gráficas estatísticas e à confecção de materiais acessíveis para estudantes cegos. A metodologia é qualitativa e as entrevistas em profundidade foram realizadas com seis professores do Instituto Benjamin Constant (IBC). Nos resultados, os entrevistados avaliaram as representações gráficas apresentadas e indicaram que aquelas produzidas artesanalmente foram essenciais para o primeiro contato do aluno na leitura tátil de um gráfico estatístico. Já as representações produzidas por um dos softwares podem facilitar o trabalho do professor, uma vez que a elaboração de um gráfico artesanal requer considerável tempo de produção.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

SANTOS, R. C. DOS; VIANNA, C. C. DE S.; SILVA, A. C. DOS S. DA. O olhar de professores que ensinam Matemática sobre tabelas e gráficos estatísticos acessíveis para alunos cegos. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-18, 1 jan. 2024.

Edição

Seção

Artigos