O olhar de professores que ensinam Matemática sobre tabelas e gráficos estatísticos acessíveis para alunos cegos
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3513Palavras-chave:
Deficiência Visual, Tabelas, Gráficos, Representações Acessíveis, Ensino de EstatísticaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões de professores que ensinam Matemática para alunos cegos a partir de representações de tabelas e gráficos estatísticos inseridos em livros didáticos. As tabelas e os gráficos deste trabalho foram retirados de um livro didático de Matemática e confeccionados por meio de dois softwares, além de uma produção artesanal com a utilização de diferentes materiais. Nosso estudo se baseou em pesquisas relacionadas às representações gráficas estatísticas e à confecção de materiais acessíveis para estudantes cegos. A metodologia é qualitativa e as entrevistas em profundidade foram realizadas com seis professores do Instituto Benjamin Constant (IBC). Nos resultados, os entrevistados avaliaram as representações gráficas apresentadas e indicaram que aquelas produzidas artesanalmente foram essenciais para o primeiro contato do aluno na leitura tátil de um gráfico estatístico. Já as representações produzidas por um dos softwares podem facilitar o trabalho do professor, uma vez que a elaboração de um gráfico artesanal requer considerável tempo de produção.
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