Ka ríba tí ye: entre vivências e aprendizagens experienciais na docência em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3460

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Docência em Matemática, Aprendizagem Experiencial

Resumo

O artigo objetiva compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos modos que cada professor habita a profissão docente. O estudo é de natureza qualitativa a partir da abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de seis colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo. O trabalho revelou que as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas microrrelações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido.

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

VIEIRA, A. R. L.; SILVA, F. O. DA. Ka ríba tí ye: entre vivências e aprendizagens experienciais na docência em Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-17, 3 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos