Ka ríba tí ye: entre vivências e aprendizagens experienciais na docência em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3460Palavras-chave:
Pesquisa Narrativa, Docência em Matemática, Aprendizagem ExperiencialResumo
O artigo objetiva compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos modos que cada professor habita a profissão docente. O estudo é de natureza qualitativa a partir da abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de seis colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo. O trabalho revelou que as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas microrrelações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido.
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