O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3423

Palavras-chave:

Planejamento Pedagógico, Matemática, Professores

Resumo

Esse texto é resultado de uma pesquisa qualitativa e do tipo estudo de caso que objetivou compreender o que concebem professores de Matemática de um município situado no norte do Estado da Bahia acerca do planejamento da atividade pedagógica. Procurou-se identificar como essa etapa do processo ensino-aprendizagem é elaborada, vivenciada e avaliada por eles. Participaram do estudo cinco professores de Matemática que aceitaram supervisionar 13 estudantes de licenciatura, durante um estágio de observação. Constituíram instrumentos de produção de dados um questionário semiestruturado e o relatório com registro das observações das aulas dos pesquisados. Os resultados apontam que, embora os professores reconheçam a importância do planejamento, há dificuldades em extrapolar o seu lugar burocrático no cotidiano escolar.

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Publicado

2023-05-13

Como Citar

SILVA, A. J. N. DA. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 13 maio 2023.

Edição

Seção

Artigos