Professores de Matemática estão preparados para o ensino de Estatística e Probabilidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3378

Palavras-chave:

Ensino, Estatística, Probabilidade

Resumo

Há um crescente reconhecimento da importância da alfabetização estatística em nossas vidas diárias. Nos Ensinos Fundamental e Médio, o professor de Matemática é o responsável pelo ensino de Estatística. Para o sucesso do aprendizado, é fundamental uma infraestrutura adequada nas escolas e também professores preparados para o ensino dessa disciplina. O objetivo deste trabalho foi avaliar como o professor de Matemática considera sua qualificação para o ensino de Estatística e Probabilidade. Foram entrevistados 657 professores de todos os Estados brasileiros. Os resultados mostram que, em comparação com outras áreas da Matemática, a Estatística e Probabilidade foram as duas com maior dificuldade autoavaliadas e que um terço desses professores acreditam que o tempo destinado aos conteúdos dessas unidades foi insuficiente durante sua formação. Ações como cursos continuados podem auxiliar professores de Matemática a ampliar e aprofundar o conhecimento de Estatística e Probabilidade, bem como desenvolver habilidades e estratégias didáticas específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonso-Castaño M.; Alonso P.; Mellone M. & Rodríguez-Muñiz L. J. (2021). What Mathematical knowledge do prospective teachers reveal when creating and solving a probability problem? Mathematics, 9(24), 1-16.

Amorim, M. E.; Pietropaolo, R. C. & Silva, A. F. G. (2020). Teacher training in Mathematics: a discussion on teaching probability. Zetetiké, 28,1-14.

Arteaga, P.; Batanero, C.; Ortiz, J. J. & Contreras, J. M. (2011) Sentido Numérico Y Gráficos Estadísticos En La Formación De Profesores. Publicaciones, 41, 33-49.

Arteaga, P. (2009). Análisis de gráficos estadísticos elaborados en un proyecto de análisis de datos. 79f. Dissertação (Mestrado em Didática da Matemática). Universidade de Granada, Granada.

Bargagliotti, A.; Franklin, C.; Arnold, P.; Gould, R.; Johnson, S.; Perez, L. & Spangler, D. (2020). In: Pre-K-12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE) report II. American Statistical Association and National Council of Teachers of Mathematics.

Batanero, C. (2001). Didáctica de la Estadística. Grupo de Investigación en Educación Estadística, Universidad de Granada, Granada.

Batanero, C.; Burrill, G. & Reading, C. (2011). Overview: Challenges for teaching statistics in school mathematics and preparing mathematics teachers. In: Batanero, C.; Burrill, G.; Reading, C. (Org.) Teaching Statistics in School Mathematics — Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. London: Springer, p. 407-418.

Batanero, C.; Godino, J. D. & Roa, R. (2004). Training teachers to teach probability. Journal of Statistics Education, 12(1), 3-13.

Batanero, C. & Díaz, C. (2010). Training teachers to teach statistics: what can we learn from research? Statistique et Enseignement, 1(1), 5-20.

Bayer, A.; Bittencourt, H.; Rocha, J. & Echeveste, S. (2004). Formandos em Matemática x Estatística na escola: estamos preparados? In: Anais do 12° Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências (pp. 1-12). Canoas, RS: UFRGS.

Begg, A. & Edwards, R. (1999) Teachers' ideas about teaching statistics. In: Combined Conference of the Australian Association for Research in Education and the New Zealand Association for research in Education & New Zealand Association for Research in Education (pp. 1-11). Melbourne, Nova Zelândia: AARE.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB.

Brasil. Ministério da Educação. (2020). Resolução CNE/CP n. 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 29 de out. 2020.

Cazorla, I. M. (2009). O ensino de Estatística no Brasil. Brasília: SBEM.

Cazorla, I. M.; Gitirana, V. & Guimarães, G. (Org.). (2017). Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília, DF: SBEM.

Costa, W. N. C. & Pamplona, A. S. (2011). Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática. Bolema, 24(40), 897-911.

Costa, M.; Prado, M. E. B. B. & Silva, A. F. G. (2016). Ensino de estatística na formação do professor dos anos iniciais. Em Teia, 7(1), 1-17.

Dias, A. L. B. (2004). Projeto Gestar: ensino de Probabilidade. Brasília, DF: MEC.

Fernández, M. S.; Pomilio, C.; Cueto, G.; Filloy, J.; Gonzales-Arzac, A.; Lois-Milevicich, J. & Pérez, A. (2020). Improving skills to teach statistics in secondary school through activity-based workshops. Statistics Education Research Journal, 19, 106-119.

Fiorentini, D., Nacarato, A. M. & Pinto, R. A. (1999). Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada. Quadrante, 8(1&2), 33-60.

Franklin, C.; Kader, G.; Mewborn, D.; Moreno, J.; Peck, R.; Perry, M. & Scheaffer, R. (2007). Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education — GAISE. American Statistical Association. Alexandria, Virgínia.

Gómez-Torres, E.; Batanero, C. & Díaz, C. (2016). Developing a questionnaire to assess the probability content knowledge of prospective primary school teachers. Statistics Education Research Journal, 15, 197-215.

Hokor, E.; Apawu, J.; Owusu-Ansah, N. A. & Agormor, S. (2021) Preservice Teachers’ Misconceptions in Solving Probabilistic Problems. Pedagogical Research, 7(1), 1-16.

Kataoka, V. Y.; Oliveira, A. C. S.; Souza, A. A.; Rodrigues, A. & Oliveira, M. S. (2011). A educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 14(2), 233-263.

Kvatinsky, T. & Even, R. (2002). Framework For Teacher Knowledge And Understanding About Probability. In: 6º International Conference on Teaching Statistics. Cape Town, South Africa: IASE.

Lee, C. & Famoye, F. (2006) Teaching statistics using a real time online database created by students. In: Proceedings of the International Conference on Teaching Statistics. Salvador, BA: IASE.

Lee, H. S. & Hollebrands, K. (2008), Preparing to teach data analysis and probability with technology. In: Anais de 18º ICMI/IASE Round Table Conference, Monterrey, México: IASE.

Lemos, M. P. F. (2011). O desenvolvimento profissional de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em um processo de formação para o ensino e a aprendizagem das medidas de tendência central. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP.

Lopes, C. E. (2013). Educação estatística no curso de licenciatura em Matemática. Bolema, 27(47), 901-915.

Ong, A. D. & Weiss, D. J. (2000). The Impact of Anonymity on Responses to Sensitive Questions. Journal of Applied Social Psychology, 30(8), 1691-1708.

Ortiz, J.; Serrano, L. & Mohamed, N. (2009). Competencias de los futuros profesores de primaria sobre la probabilidad. In: Tendencias actuales de la investigación en educación estocástica (pp. 95-116). Granada, Espanha: Universidade de Granada.

Pietropaolo, R. C.; Silva, A. F. G.; Campos, T. M. M. & Carvalho, J. I. F. (2014) Conhecimentos de professores para ensinar Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 8(3), 126-156.

Prodromou, T. (2013). How Pre-Service Teachers Integrate Knowledge of Students' Difficulties in Understanding the Concept of the Arithmetic Mean into Their Pedagogy. In: 36th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. (pp. 546-553) Melbourne, Australia: Universidade da Nova Inglaterra.

Souza, V. R. D. & Ribeiro, M. F. D. B. S. (2020). A Formação profissional dos docentes: uma discussão necessária. In: XIII Jornada Integrada de Cursos UNIMEO. Assis Chateubriand, PR: UNIMEO.

Tishkovskaya, S. & Lancaster, G. A. (2012). Statistical education in the 21st Century: A review of challenges, teaching innovations and strategies for reform. Journal of Statistics Education, 20(1), 1-56.

Xavier, C. R. S. & Maia, D. L. (2019) Desenvolvimento Profissional, Tecnologia Digital e Conceitos Estatísticos na Formação de Professores que Ensinam Matemática. In: Anais do 4º Congresso Sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). (pp. 202-211). Recife, PE: Sociedade Brasileira de Computação.

Walichinski, D. & Santos Júnior, G. (2013). A Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental: contribuições de uma sequência de ensino contextualizada. Alexandria, 6(2), 81-111.

Wild, C.J. & Pfannkuch, M. (1999). Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, 67(3), 223-265.

Publicado

2023-07-18

Como Citar

FREI, F.; ROSA, J. S.; BIAZI, ÂNGELO H. Professores de Matemática estão preparados para o ensino de Estatística e Probabilidade?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 18 jul. 2023.

Edição

Seção

Artigos