Uma discussão a respeito da natureza do conceito de infinito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3355

Palavras-chave:

Infinito Potencial, Infinito Atual, Conjuntos Infinitos, Cardinalidade, História do Infinito

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação teórica acerca da natureza do conceito de infinito na Matemática, em que se apresenta elementos da epistemologia desse conceito com objetivo de identificar e descrever mudanças de significado no decorrer da história. Desse modo, apresentamos uma síntese histórica, mais especificamente, a constituição e diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual em três recortes históricos, o primeiro situado no pensamento grego antigo, o segundo pela conceituação dada por Bernard Bolzano em sua obra Os Paradoxos do Infinito (1851), e o terceiro a formalização do conceito de infinito atual na teorização apresentada por Cantor. Como resultados deste ensaio, temos a compreensão de que foi necessária a criação de novos objetos conceituais (conjuntos) para que houvesse uma mudança conceitual do infinito, e ainda, a criação de um modo de comparar conjuntos infinitos, por meio do conceito de cardinalidade.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

LORIN, J. H.; BATISTA, I. DE L. Uma discussão a respeito da natureza do conceito de infinito. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 18 maio 2023.

Edição

Seção

Artigos