Economia e Educação Matemática nos PPCs: demandas e posição no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3310

Palavras-chave:

Educação Matemática, Mercado de Trabalho, Economia, Currículo

Resumo

O artigo objetiva problematizar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de duas Licenciaturas em Matemática, segundo a perspectiva da Política Cultural, no que se refere à Economia e à Educação Matemática, questionando como tais PPCs expressam as relações entre essas duas áreas ao tratarem sobre o mercado de trabalho. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, analisando PPCs do noturno e diurno de um curso de Licenciatura em Matemática. Os materiais foram organizados em grupos de sentido: “demandas do mercado de trabalho” e “posição no mercado de trabalho”. As análises mostram: a preocupação em descrever as características do mercado de trabalho e o perfil dos egressos, considerando habilidades e competências; a necessidade de avaliação e atualização dos PPCs. Os resultados sugerem a necessidade de problematização dos currículos e dos PPCs, considerando as relações entre Economia e Educação Matemática, em uma perspectiva política.

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

HOFFMEISTER, G.; POZZOBON, M. C.; GIONGO, I. M. Economia e Educação Matemática nos PPCs: demandas e posição no mercado de trabalho. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-14, 14 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos