Por uma panvirada algorítmico-normativa na Educação Matemática Escolar
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3214Palavras-chave:
Educação Matemática Escolar, Desconstrução, Panvirada Algorítmico-Normativa, Ludwig Wittgenstein, Alan TuringResumo
Não só a pandemia, mas também a crise ambiental global pode levar à extinção da vida humana no planeta. O desafio que se apresenta à educação matemática escolar que vem sendo globalmente praticada, desde o advento dos sistemas modernos de escolarização pública, é o de desconstruir-se enquanto educação “whig-colonizadora”. Neste artigo, com base na imagem algorítmico-normativa da atividade matemática sugerida pelos trabalhos de Alan Turing e Ludwig Wittgenstein, discutiremos um modo possível de se realizar essa desconstrução, bem como um modo possível dessa educação matemática desconstruída vir a participar da invenção de uma pan-educação escolar indisciplinar global, o que requer das práticas escolares um deslocamento focal de conteúdos disciplinares fixos e sequenciados para a problematização dos efeitos e afetos da realização de práticas culturais algorítmico-normativas sobre diferentes campos vitais de atividade humana.
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