Potencialidades do diálogo entre o jogo Mancala Awelé e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental: experiência com uma turma do 5º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3131

Palavras-chave:

Jogo Mancala, Ensino de Matemática, Etnomatemática, Escola Antônio Duarte de Almeida

Resumo

Este artigo objetiva usar o jogo de origem africana denominado Mancala Awelé visando o diálogo com os saberes matemáticos numa turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Duarte de Almeida/SP, para a promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, baseada na alteridade e no respeito pelas diferenças. Além disso, tenciona-se mobilizar habilidades matemáticas necessárias para a formação dos alunos e alunas.  Para tal, servimo-nos do paradigma qualitativo. Uma das autoras, enquanto professora da instituição, fez parte do ambiente dos(as) discentes estudados, observando a interação, desenvolvimento e estratégias por meio da forma como tomavam as decisões e o olhar que depositavam no jogo, mudando os pontos de vista com relação à cultura. Durante a interação, foi possível contemplar as principais habilidades matemáticas de cada estudante participante do jogo.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

SANTOS, E. C. .; CASSELA, E. A. D.; FRANÇA, M. DA C. DOS S. . Potencialidades do diálogo entre o jogo Mancala Awelé e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental: experiência com uma turma do 5º ano. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-13, 20 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos