Potencialidades do diálogo entre o jogo Mancala Awelé e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental: experiência com uma turma do 5º ano
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3131Palavras-chave:
Jogo Mancala, Ensino de Matemática, Etnomatemática, Escola Antônio Duarte de AlmeidaResumo
Este artigo objetiva usar o jogo de origem africana denominado Mancala Awelé visando o diálogo com os saberes matemáticos numa turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Duarte de Almeida/SP, para a promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, baseada na alteridade e no respeito pelas diferenças. Além disso, tenciona-se mobilizar habilidades matemáticas necessárias para a formação dos alunos e alunas. Para tal, servimo-nos do paradigma qualitativo. Uma das autoras, enquanto professora da instituição, fez parte do ambiente dos(as) discentes estudados, observando a interação, desenvolvimento e estratégias por meio da forma como tomavam as decisões e o olhar que depositavam no jogo, mudando os pontos de vista com relação à cultura. Durante a interação, foi possível contemplar as principais habilidades matemáticas de cada estudante participante do jogo.
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