Investigações matemáticas a partir do Mênon de Platão: articulações possíveis entre Filosofia, Matemática e Linguagem em estudos do Teorema de Pitágoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3013

Palavras-chave:

Investigações Matemáticas, Teorema de Pitágoras, Platão, Mênon

Resumo

Ao ler e adaptar a famosa passagem do diálogo Mênon de Platão, em que Sócrates conversa com um escravo sobre algumas propriedades geométricas, para aulas do Ensino Básico, apresentam-se três atividades utilizadas, de acordo com os respectivos anos de escolaridade, em que são ponderados os benefícios da inserção de temas históricos e filosóficos em aulas investigativas de matemática. Entre os lamentos sobre as condições atuais de escolarização e a possibilidade de encontrar júbilos nas atividades práticas no cotidiano escolar, constata-se a relevância de cultivar uma experiência matemática genuína nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo ao propiciar características cognitivas significativas nas articulações entre os objetos, as operações e os meios de formalização da Matemática nos modos humanos de expressão.

 

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

ASSIS, J. F. DE. Investigações matemáticas a partir do Mênon de Platão: articulações possíveis entre Filosofia, Matemática e Linguagem em estudos do Teorema de Pitágoras. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-14, 1 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos