Investigações matemáticas a partir do Mênon de Platão: articulações possíveis entre Filosofia, Matemática e Linguagem em estudos do Teorema de Pitágoras
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3013Palavras-chave:
Investigações Matemáticas, Teorema de Pitágoras, Platão, MênonResumo
Ao ler e adaptar a famosa passagem do diálogo Mênon de Platão, em que Sócrates conversa com um escravo sobre algumas propriedades geométricas, para aulas do Ensino Básico, apresentam-se três atividades utilizadas, de acordo com os respectivos anos de escolaridade, em que são ponderados os benefícios da inserção de temas históricos e filosóficos em aulas investigativas de matemática. Entre os lamentos sobre as condições atuais de escolarização e a possibilidade de encontrar júbilos nas atividades práticas no cotidiano escolar, constata-se a relevância de cultivar uma experiência matemática genuína nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo ao propiciar características cognitivas significativas nas articulações entre os objetos, as operações e os meios de formalização da Matemática nos modos humanos de expressão.
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