Possibilidades formativas com os cursos online SBEM:Práticas Matemáticas Inclusivas e Geometria nos/para os Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3012

Palavras-chave:

Formação de Professores, SBEM, Ensino de Matemática, GeoGebra, Anos Iniciais

Resumo

O objetivo deste texto é descrever e analisar o caminho trilhado por três professoras pesquisadoras do estado do Acre – Região Norte do Brasil, membros da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, a partir de formações recebidas em tempos de Pandemia da COVID-19, através dos Planos de Ação dos Cursos submetidos e aprovados por meio do Edital SBEM-DNE 01/2020. Dessa forma, apresentamos os Cursos: 1 - Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial e 2 - Geometria: ensinando e visualizando com o GeoGebra App para os Anos Iniciais, ambos ofertados no ano de 2021, com atividades síncronas aos sábados e assíncronas durante as semanas dos cursos (1 – no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Moodle – UFRJ e 2 - Google Classroom). Como resultado, apontamos a importância da SBEM com as formações oferecidas aos sócios e destacar a grandeza dessas formações para regiões carentes do Brasil. Portanto, foi possível participar das formações e refletir com professores e pesquisadores de grupos de pesquisa de diversos Estados, temas emergentes presentes nas Escolas e, ainda numa Instituição de Ensino Superior colocar em ação uma formação de professores de matemática que se discuta as necessidades de nosso futuro e presente professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acre. (2020). Plano de Contingência: Ufac em tempos de pandemia de covid-19. Consultado em dez. 2021.

Araújo, M. A. S. (1994). Porque ensinar geometria nas séries iniciais de 1º grau. Educação Matemática Em Revista, (3),12-16. Consultado em 12 fev. 2022.

Arruda, K. N. (2017). Formação Docente por meio da Tecnologia Assistiva em um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Ensinar Conceitos Matemáticos para Alunos com Deficiência Visual. (Dissertação de Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre – UFAC, Rio Branco – Acre.

Assis, A. R. (2017). Transformações isométricas com manipulações em tela. Boletim GEPEM (eISSN: 2176-2988), (70), 186-197. Consultado em 14 fev. 2022.

Bandeira, S. M. C. (2015). Olhar sem os olhos: cognição e aprendizagem em contextos de inclusão - estratégias e percalços na formação inicial de docentes de matemática. (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mato Grosso – Cuiabá.

Curi, E, & Mariano, S. F. (2015). A Comunicação e a Interpretação do Espaço por Crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Algumas Considerações (Cap 8, pp. 167-191). Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Consultado em jan. 2022.

Heinen, L.,& Basso, M. V. A. (2015). Geometria nos Anos Iniciais: Uma proposta de ensino-aprendizagem usando Geometria Dinâmica.

Izar, S. B. (2014). Pantógrafos Virtuais e Cultura Visual na Exploração do Conceito de Homotetia com Alunos do Ensino Fundamental. Consultado em 10 fev. 2022.

Lima, E. A. (2021). Atividade de Localização. Consultado em 08 set. 2021.

Lopes, L. S., &Alves, G. L. P., & Ferreira, A. L. A. (2015). A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. Educação &Realidade. 40(2).

Mathias, C. Geogebra team, Consultado em 04 fev. 2022.

Nóbriga, J. C. C., &Sipler, I. Z. (2020). Livros Dinâmicos de Matemática. Revista do Instituto do GeoGebra de São Paulo. 9 (2), pp. 78-102. Consultado em 5 fev. 2022.

Pataro, P. M., &Balestri, R. (2018). Matemática essencial 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 1 ed. São Paulo: Scipione.

SBEM. (2020). Edital SBEM-DNE 01. Formação Continuada em Serviço para Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: programa – SBEM – FormAção. Consultado em 10 fev. 2022.

Settimy, T. F. O., & Bairral, M. A. (2019). Visualização em Sala de Aula: Revelando Descobertas de Estudantes do Sexto Ano do Ensino Fundamental. Journal Internacional de Estudos em Educação Matemática.12 (3), pp. 258-267.

Publicado

2022-05-01

Como Citar

BANDEIRA, S. M. C.; LIMA, E. A. DE .; CASTRO, A. A. DE L. Possibilidades formativas com os cursos online SBEM:Práticas Matemáticas Inclusivas e Geometria nos/para os Anos Iniciais. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 3, p. 125-149, 1 maio 2022.

Edição

Seção

Artigos