Saberes, currículos e práticas pedagógicas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3008

Palavras-chave:

Curso de Formação de Professores de Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação Matemática, Práticas Pedagógicas em Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Resumo

O artigo apresenta um breve relato da organização e implementação do curso de formação de professores de matemática, que teve como foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contando com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, foi desenvolvido de forma remota devido ao distanciamento imposto pela Covid-19. O curso focou alguns dos principais pontos relacionados a esta modalidade, tais como os saberes e fazeres de seus estudantes, além dos currículos e das práticas pedagógicas matemáticas condizentes com as especificidades destes aprendentes. Dentre os resultados observados, a percepção por parte dos participantes de que a EJA é uma modalidade que requer discussões específicas, alinhada aos anseios de seus estudantes, especialmente relacionadas às práticas na sala de aula de matemática, de tal forma que haja uma maior inclusão destes indivíduos e a percepção de que os conhecimentos desta área são imprescindíveis para a sua participação crítica e autônoma em nossa sociedade.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

FREITAS, A. V.; ANDRADE, E. L. W. DE .; XAVIER, F. J. R.; DIAS, J. C. DE M. Saberes, currículos e práticas pedagógicas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 3, p. 91-105, 1 maio 2022.

Edição

Seção

Artigos