Metassíntese Qualitativa: organização do conhecimento científico no contexto da formação de professores de Matemática que atuam na EPJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3004

Palavras-chave:

Metassíntese Qualitativa, Formação Docente, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Matemática

Resumo

A compreensão e a organização do conhecimento científico sobre um tema, em determinado momento, são necessárias no processo de evolução da ciência. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo identificar e discutir um quadro geral sobre as pesquisas que estão sendo realizadas no campo da formação de professores e professoras de Matemática que atuam no contexto da Educação de Pessoas Jovens e Adultas pela perspectiva de uma Educação Estética. A abordagem metodológica adotada teve base no estudo da Metassíntese Qualitativa a partir dos pressupostos teóricos de Matheus (2009) Lopes e Fracolli (2008). Como resultados, foram recuperados 86 trabalhos. Após a análise de caráter descritivo, os trabalhos foram agrupados em 8 categorias. Ao considerar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 9 trabalhos e assim realizada a síntese interpretativa, na qual destacamos a ausência de trabalhos que tenham como foco de discussão a temática.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

LUZ, V. S. DA; MACHADO, C. C. Metassíntese Qualitativa: organização do conhecimento científico no contexto da formação de professores de Matemática que atuam na EPJA. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-16, 18 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos