Reflexões sobre o Currículo Referência do Estado de Goiás: compreendendo a abordagem da Estatística no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2846

Palavras-chave:

Currículo, Educação Estatística, Estatística, Ensino Médio, Planejamento

Resumo

Compreender informações de forma crítica e autônoma é necessário para a vivência em sociedade. Nesse sentido, as informações, muitas vezes, são representadas estatisticamente e para seu entendimento é necessária a compreensão de conceitos da Estatística, que são trabalhados no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo investigar o que prevê o Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás e a sua articulação com o planejamento escolar da Estatística e seus conceitos básicos, para o trabalho em sala de aula no Ensino Médio, considerando a forma como as três competências da Educação Estatística são elencadas. Em uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de observações de aulas de três professores e dos documentos, que foram examinados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. Foi possível concluir, por meio das análises, que o currículo do estado de Goiás está pautado na racionalidade técnica, nos moldes de um currículo prescrito e empacotado, distante de uma perspectiva crítica de aprendizagem. As expectativas de aprendizagem, constantes do documento, referentes à Estatística, nos levam a um entendimento contextualizado e crítico dos conteúdos, desde que as concepções de Educação Estatística e seus enfoques venham a ser trabalhados em sala de aula.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

OLIVEIRA, A. F. DE; ROSA, D. E. G. Reflexões sobre o Currículo Referência do Estado de Goiás: compreendendo a abordagem da Estatística no Ensino Médio. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 152-167, 1 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos