Decantando “multiplicações para ensinar” a partir da análise de manuais pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2689

Palavras-chave:

Matemática para ensinar, História da Educação Matemática, Saberes Profissionais, Saberes Objetivados, Ensino Primário

Resumo

Este texto, que apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo caracterizar uma multiplicação para ensinar, a partir da análise de manuais pedagógicos de Aritmética do início do século XX. Para tanto, tem por aporte teórico-metodológico autores que colocam os saberes como tema central na constituição da formação profissional docente e que os consideram como construção social, histórica e cultural. Assim, os saberes passam por transformação, que ocorre de modo processual, segundo referenciais desta pesquisa. Ou seja, da observação e da descrição das informações presentes nos manuais pedagógicos, foram elencados os principais elementos que os autores destacavam como orientações para ensinar multiplicação. Com base nessas orientações, perguntas foram elaboradas, buscando organizar e analisar conhecimentos para formar o professor. A seguir foram interpretados e sistematizados os conhecimentos em saberes (objetivados) que o professor precisava dispor para ensinar a multiplicação. Os resultados apontaram que multiplicações para ensinar buscavam articular-se às transformações que a Aritmética vinha sofrendo no ensino, a aritmética a ensinar. À guisa de conclusão, elementos, como: apresentação, graduação, explicação, articulação, generalização e avaliação da multiplicação foram fundamentais na caracterização, ou seja na “decantação” dessas multiplicações para ensinar.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

MACIEL, V. B. Decantando “multiplicações para ensinar” a partir da análise de manuais pedagógicos . Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 3, p. 99-116, 1 set. 2020.

Edição

Seção

Artigos