Impactos da pandemia de Covid-19 na rotina profissional de professores que ensinam Matemática: alguns aspectos de precarização do trabalho docente

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DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2565

Palabras clave:

Pandemia de COVID-19, Ensino Remoto Emergencial, Precarização do Trabalho Docente, Professores que Ensinam Matemática, Formação Continuada

Resumen

Da educação em tempos de pandemia emerge uma agenda de pesquisa para compreender os impactos do distanciamento social e de todo o contexto da Pandemia de COVID-19 nos processos educacionais. Esse texto, em particular, destina-se a investigar a rotina de professores que ensinam matemática na modalidade de ensino remoto emergencial, em particular, aspectos que revelem a precarização do trabalho docente. Para isso, apresenta-se uma breve revisão de literatura sobre ensino remoto e precarização docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu 300 professores das diversas redes e dos diferentes níveis de ensino de todo o Brasil, participantes de um curso de extensão sobre ensino de matemática em ambientes virtuais, ofertado durante a pandemia. Os dados, gerados no contexto do curso, foram tratados com inspiração na análise temática de conteúdo, e foram categorizados em dez aspectos de precarização do trabalho docente no ensino remoto, e agrupados em três blocos, a saber: condições de trabalho, relação professor-aluno e relação com recursos digitais.

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

MARQUES, P. P. M. DA R.; CARVALHO, T. R. S. DE; ESQUINCALHA, A. DA C. Impactos da pandemia de Covid-19 na rotina profissional de professores que ensinam Matemática: alguns aspectos de precarização do trabalho docente. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 11, n. 3, p. 19-40, 1 sep. 2021.

Número

Sección

Artículos