Compreensões de professores de Matemática sobre a presença da Álgebra no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2452Palavras-chave:
Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa, Álgebra, Pensamento Algébrico, FenomenologiaResumo
O estudo da Álgebra constitui um espaço bastante significativo no currículo escolar brasileiro e tem por objetivo possibilitar que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização. A pesquisa apresentada neste texto tem o objetivo de estudar como a Álgebra é compreendida por professores de Matemática do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, desenvolvida junto a um grupo de professores da rede particular de ensino de São José dos Campos, no estado de São Paulo. A análise dos dados revelou três modos pelos quais estes professores compreendem a Álgebra: sua importância no contexto escolar, as dificuldades dos estudantes que se revelam nas aulas de Álgebra e o pensamento algébrico.
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