Compreensões de professores de Matemática sobre a presença da Álgebra no Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2452

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa, Álgebra, Pensamento Algébrico, Fenomenologia

Resumo

O estudo da Álgebra constitui um espaço bastante significativo no currículo escolar brasileiro e tem por objetivo possibilitar que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização. A pesquisa apresentada neste texto tem o objetivo de estudar como a Álgebra é compreendida por professores de Matemática do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, desenvolvida junto a um grupo de professores da rede particular de ensino de São José dos Campos, no estado de São Paulo. A análise dos dados revelou três modos pelos quais estes professores compreendem a Álgebra: sua importância no contexto escolar, as dificuldades dos estudantes que se revelam nas aulas de Álgebra e o pensamento algébrico.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

SILVA, L. C. P. DA .; MONDINI, F.; MOCROSKY, L. F. .; PEREIRA, A. L. Compreensões de professores de Matemática sobre a presença da Álgebra no Ensino Fundamental II. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 3, p. 112-126, 1 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos