Saberes docentes em processo de formação continuada de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2348Palavras-chave:
Saberes Docentes, Formação Continuada, Professoras Alfabetizadoras, Matemática, Ensino e AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes de professoras alfabetizadoras mobilizados na prática de alfabetização matemática. A fundamentação teórica dar-se a partir das pesquisas de Shulman; Gauthier e Tardif que tratam da mobilização de saberes na prática docente. A pesquisa teve como contexto um curso de formação continuada para professores alfabetizadores. Os participantes foram professoras alfabetizadoras que lecionam em turmas de alfabetização em uma escola municipal de Marabá-PA. A construção das informações se deu a partir de registros das atividades realizadas pelas professoras durante os encontros formativos e de seus relatórios de experiência. O método de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa apontaram que na ação educativa as docentes mobilizam uma pluralidade de saberes: saberes da experiência, saberes do conteúdo, saberes pedagógicos, saberes curriculares e saberes da ciência da educação, os quais são necessários à prática de alfabetização matemática.
Downloads
Referências
Brasil. (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno de apresentação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. BrasÃlia: MEC/SEB
Gauthier, C. et al. (2013). Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. IjuÃ: UnijuÃ.
Minayo, M. C. de S. (Org.). (2015). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Moraes, R. & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2. ed. IjuÃ: UnijuÃ.
Shulman, L. S. (1986). Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 04-14.
Shulman, L. S. (2005). Conocimiento y enseñanza: fundamento de lanueva reforma. Revista de currÃculum y formación del profesorado. 9 (2), 1-30.
Tardif, M. (2014). Saberes Docentes e Formação Profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.