Texto jornalístico e Estatística: insubordinação criativa com alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2249

Palavras-chave:

Ensino Médio, Estatística, Leitura e escrita, Aulas de Matemática

Resumo

Nesse trabalho, apresento um projeto de estatística desenvolvido com estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de educação de São Paulo, em que os estudantes são incentivados a elaborar uma investigação estatística, concluindo com uma reportagem jornalística. Na atividade desenvolvida há uma ruptura com a concepção de estatística como adestramento nas habilidades de cálculos e no uso de gráficos para a comunicação de dados, num cenário de investigação. O texto aborda a insubordinação criativa, entendida como meio para alcançar estudantes reflexivos e críticos na sociedade em que está inserido, de forma a promover uma aprendizagem efetiva.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

KLEINE, M. R. E. Texto jornalístico e Estatística: insubordinação criativa com alunos do Ensino Médio. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 151-161, 1 jan. 2020.

Edição

Seção

Artigos