Insubordinação Criativa na elaboração de um percurso metodológico de pesquisa qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v9i3.2224

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Metodologia, Subversão Responsável, Gaiolas Epistemológicas, Criativo

Resumo

Nesse artigo, apresento uma possibilidade de percurso metodológico adotado em uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo principal retratar um Estado da Arte sobre a temática “Provas e Demonstrações em Matemática” na perspectiva da Educação Matemática. Os princípios metodológicos que fundamentaram a investigação ocorreram numa “rede” de articulações que surgiram a medida que conduzia-me pelo objetivo de compreender o fenômeno “Provas e Demonstrações”. Esse caminho foi delineado assumindo a pesquisa qualitativa como uma possibilidade de ser criativo e “subversivamente responsável” o que implica, muitas vezes, a desobediência a certas normas, ordens e regulamentos no ato de investigar. Apresento detalhes do plano investigativo elaborado pelas articulações entre fundamentos de pesquisas de caráter Fenomenológico, Estado da Arte e Hermenêutica, prezando pela coerência no uso de teorias e métodos, mas mostrando que as vezes é necessário “desobedecer” e sair das “Gaiolas Epistemológicas” para ser criativo.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

FERREIRA, F. A. Insubordinação Criativa na elaboração de um percurso metodológico de pesquisa qualitativa. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 25-39, 1 set. 2019.

Edição

Seção

Artigos