Diálogos de Beatriz Silva D’ambrosio com a Insubordinação Criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v9i3.2222

Palavras-chave:

Insubordinação Criativa, Subversão Responsável, Beatriz Silva D’Ambrosio, Educação Matemática

Resumo

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado ainda em execução, que se propõe a biografar o trabalho acadêmico e científico de Beatriz Silva D’Ambrosio. Dentre os temas abordados pela professora, a insubordinação criativa ganhou relevância nos anos finais de sua vida. Apresentando um panorama das publicações científicas de Beatriz sobre este tema, o corpus da pesquisa agrupa 16 publicações científicas, entre palestras e artigos publicados em anais de eventos, periódicos, livros e capítulos de livros. Nas publicações estudadas, as ações de insubordinação criativa – assumidas como atitudes de contraposição às regras estabelecidas, com a finalidade de reduzir os efeitos nocivos destas sobre os estudantes, os participantes das pesquisas ou os próprios professores e pesquisadores – fazem parte da prática de professores e de pesquisadores. Também no contexto escolar aparecem fortemente motivadas pela valorização e pelo respeito ao estudante e ao professor, buscando transformar a sala de aula e a escola em espaços investigativos, críticos e libertadores. O conceito que Beatriz divulgou e sobre o qual escreveu mostra-se aderente às suas premissas, pois também se faz presente em sua prática como professora e pesquisadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D’AMBROSIO, B. S. Living contradictions: Negotiating practices as mathematics teacher educators. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION OF MATHEMATICS TEACHER EDUCATORS (AMTE), 18., 6 a 8 de fevereiro de 2014, Irvine, CA.

D’AMBROSIO, B. S. A subversão responsável na constituição do educador matemático. In: ENCUENTRO COLOMBIANO DE MATEMÃTICA EDUCATIVA, 16., 5 a 7 de outubro de 2015, Bogotá. Conferência de Encerramento.

D’AMBROSIO, B. S. La subversión responsable en la constitución del educador matemático. In: LOPES, C. E.; JARAMILLO, D. Escenas de la insubordinación creativa en las investigaciones en Educación Matemática en contextos de habla española. Estados Unidos da América: Lulu Press, 2017. p. 17-24.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Orgs.) Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Bold journeys of Brazilian Mathematics Education researchers. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Creative insubordination in Brazilian Mathematics Education research. Estados Unidos da América: Lulu Press, 2015a. p. 31-39.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Ethics and solidarity in Mathematics education: Acts of creative insubordination. In: MUKHOPADHYAY, S; GREER, B. Anais: Proceedings of the Eighth International Mathematics Education and Society Conference. Oregon, US: Portland State University, Oligan Press, June, 2015b. p. 413-426.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29. n. 51, p. 1-17, 2015c.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. O movimento da insubordinação criativa em algumas pesquisas brasileiras em Educação Matemática. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015d. p. 369-379.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Práticas pedagógicas insubordinadas criativamente. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015e. p. 13-20. Conferir as páginas.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Práticas que redimensionam o sucesso em matemática. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015f. p. 269-283. Conferir as páginas.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Sowing new and rare seeds in Mathematics education. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Creative insubordination in Brazilian Mathematics education research. Estados Unidos da América: Lulu Press, 2015g. p. 251-260.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Trajetórias ousadas nas investigações da educação matemática brasileira. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Orgs.). Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015h. p. 11-16.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015i.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015j.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Creative insubordination in Brazilian Mathematics education research. Estados Unidos da América: Lulu Press, 2015k.

LOPES, C. E.; D'AMBROSIO, B. S. Insubordinação criativa de educadoras matemáticas evidenciadas em suas narrativas. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÃTICA (CIAEM-IACME), 14., 3 a 7 de maio de 2015, Chiapas, México. Anais... Chiapas, México. p. 1-12.

LOPES, C. E.; D'AMBROSIO, B. S. Professional development shaping teacher agency and creative insubordination. Ciência & Educação, Bauru/SP, v. 22, n. 4, p. 1085-1095, 2016.

LOPES, C. E.; D'AMBROSIO, B. S. A insubordinação criativa para o letramento matemático na infância. In: MAIA, M. G. B.; BRIÃO, G. F. Alfabetização matemática: perspectivas atuais. Curitiba, SC: CRV, 2017. p. 83-93.

LOPES, C. E.; D'AMBROSIO, B. S.; CORREA, S. A. A insubordinação criativa em Educação Matemática promove a ética e a solidariedade. Zetetiké, Campinas, v. 24, n. 3, p. 287-300, set./dez. 2016.

LOPES, C. E; PERES, G. J; GRANDO, R. C. Os percursos da insubordinação criativa nas pesquisas socializadas no ICOCIME 1. REnCiMa, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 1-4, 2017.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

BARBOSA, J. G.; LOPES, C. E. Diálogos de Beatriz Silva D’ambrosio com a Insubordinação Criativa. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 10-24, 1 set. 2019.

Edição

Seção

Artigos