A insubordinação criativa e o processo dialógico na Educação Estatística na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2205

Palavras-chave:

Narrativas, Insubordinação Criativa, Educação Estatística, Infância

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-formação que utiliza as narrativas autobiográficas como fonte de coleta de dados com o objetivo de analisar os elementos argumentativos e identificar ações de insubordinação criativa dos alunos às propostas de atividades com estatística oferecidas pelo professor. O propósito do estudo é investigar como as ações de insubordinação criativa expressas nas narrativas orais, escritas e audiogravadas das crianças favorecem o processo argumentativo durante o trabalho com a metodologia de Projetos de Classe, especificamente na área de estatística. Analisam-se narrativas de crianças de 7 anos a fim de mostrar indícios de insubordinação criativa às propostas e aos questionamentos explicitados pela pesquisadora. Os dados foram coletados numa classe de 25 alunos de 2.º ano do Ensino Fundamental numa escola de ensino particular na cidade de Campinas – interior do estado de São Paulo. Procurou-se investigar a seguinte questão central: “Quais indícios de insubordinação criativa e de desenvolvimento do processo argumentativo no estudo de estatística emergem das narrativas das crianças?”. Assim, este trabalho mostrou a reflexividade narrativa das crianças de 7 anos e a potencialidade de pensamento crítico desde essa idade para possíveis contribuições na produção de conhecimento na Educação Estatística e Matemática na Infância.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

CORRÊA, S. A.; LOPES, C. E. A insubordinação criativa e o processo dialógico na Educação Estatística na infância. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 95-107, 1 jan. 2020.

Edição

Seção

Artigos