A equação civilizatória e a pertinência de uma educação insubordinada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2204

Palavras-chave:

Formação de Professores, Equação Civilizatória, Variáveis Contemporâneas, Educação Matemática Crítica, Insubordinação Criativa

Resumo

Na narrativa deste artigo, buscamos uma estratégia, em uma perspectiva crítica, que desvele as complexidades da sociedade 4.0 imbricadas com as ações matemáticas, isto é, uma epistemologia que evidencie a concepção crítica do professor, voltada para uma educação que valorize a condição do ser humano neste planeta Terra. Apresentamos, como insubordinação criativa, na formação de professores, a inserção de variáveis da nova equação civilizatória. Fundamenta-se nos estudos sobre a formação de professores e nas preocupações da Educação Matemática Crítica, subsidiados pela pesquisa qualitativa realizada com formadores de professores de matemática de 10 instituições do Brasil, que se aproximam da educação matemática crítica. Ressalta-se a premência de grupos colaborativos e formação para os formadores de professores. Por fim, apresentamos algumas táticas para a inserção de uma insubordinação crítica na formação de professores.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

CIVIERO, P. A. G.; BAZZO, W. A. A equação civilizatória e a pertinência de uma educação insubordinada. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 76-94, 1 jan. 2020.

Edição

Seção

Artigos