Letramento estatístico e insubordinação criativa na Educação Infantil: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2197

Palavras-chave:

Letramento Estatístico, Educação Infantil, Insubordinação Criativa, Documentos Oficiais, Professoras

Resumo

Este artigo é parte de um estudo de mestrado que busca analisar a ampliação de possibilidades para o ensino de estatística na educação infantil na perspectiva da alfabetização estatística. Neste recorte, analisamos aspectos da insubordinação criativa dos professores de educação infantil sobre como eles inserem atividades estatísticas em seus planejamentos e experiências com as crianças. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores que ministram aulas com crianças de 5 anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil, cujo município adquiriu recentemente livros didáticos para crianças de 4 e 5 anos. Nossas categorias de análise foram: conhecimento prévio de estatística pelos professores; abordagem de situações de estatística em sala de aula; e análise de atividades de estatística no livro didático. Nos seus relatórios, os professores demonstram possibilitar o protagonismo das crianças a partir de atividades diversificadas, como a construção e interpretação de gráficos. Consideramos que as práticas pedagógicas dos professores revelam ações de insubordinação criativa à medida que vão além das propostas do livro e das recomendações curriculares dos documentos oficiais.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

LIRA, F. L. DE; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Letramento estatístico e insubordinação criativa na Educação Infantil: algumas reflexões. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 108-121, 1 jan. 2020.

Edição

Seção

Artigos