Insubordinação criativa na formação contínua de Professores de Matemática Portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2196

Palavras-chave:

Subversão Responsável, Formação de Professores, Círculo de Cultura, Conexões Matemáticas, Lugar de Fala

Resumo

Este estudo pretende contribuir para as investigações de Insubordinação Criativa na pesquisa em Educação Matemática, especificamente identificando práticas de um curso de formação contínua de professores, que favorecem atitudes de subversão responsável dos docentes, quando necessárias. No contexto educativo de Portugal, dinamizamos uma formação contínua para professores de matemática portugueses dos ensinos básico e secundário, na qual criamos um ambiente de comunidade de práticas colaborativas e exploramos os princípios dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A recolha dos dados foi efetuada por entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão focalizada, questionário diagnóstico, análise de tarefas, diálogos-problematizadores e reflexões críticas por escrito, optando-se pela análise de conteúdo de forma insubordinada criativa como método para análise. Dos resultados do estudo, salientamos, nomeadamente, a observância de posturas de insubordinação criativa nos professores portugueses, oportunizadas pela singularidade metodológica do curso de formação.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

GUIA, D. A. DA; COSTA, C.; MACHIAVELO, A. Insubordinação criativa na formação contínua de Professores de Matemática Portugueses. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 10-28, 1 jan. 2020.

Edição

Seção

Artigos