Projeto Xadrez e a Matemática Escolar: nesta jogada não tem xeque mate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v9i3.2184

Palavras-chave:

Currículo de Matemática, Educação matemática, Insubordinação Criativa, Jogo de Xadrex

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo descrever e analisar uma ação de insubordinação criativa diante a inserção da prática do jogo de xadrez durante as aulas de matemática. A insubordinação pedagógica habitada na implementação do jogo de xadrez pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades, como a elaboração de estratégias e tomada decisões em busca de soluções em situações de aprendizagem escolar e do cotidiano. Dessa maneira, a questão emergente nesse artigo é a seguinte: de que modo a implementação do jogo de xadrez nas aulas de matemática caracteriza-se como uma ação de insubordinação criativa? O percurso metodológico desenhado para esse estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, na qual propõe-se buscar o que há de característico e particular na situação analisada, com base nas observações dos alunos e narrativas dos professores. Compreende-se a inserção do jogo não como uma atividade isolada e extracurricular, mas como uma atividade inserida no planejamento das aulas regulares de matemática. Como resultado da implementação da proposta, percebeu-se o crescente interesse e participação dos alunos nas discussões de conteúdos em sala de aula, desenvolvendo uma autonomia no modo de pensar e fazer matemática.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

SANTOS, A. H. DOS; SANTANA, G. DE F. N.; VIEIRA JUNIOR, P. DE B. Projeto Xadrez e a Matemática Escolar: nesta jogada não tem xeque mate. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 172-186, 1 set. 2019.

Edição

Seção

Artigos