Práticas insubordinadas criativamente de duas professoras que participam do movimento das Feiras de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v9i3.2181

Palavras-chave:

Formação Docente, Feiras de Matemática, Narrativas, Insubordinação Criativa

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar em que medida as práticas que duas professoras começaram a realizar motivadas pela participação no movimento das Feiras de Matemática podem ser consideradas práticas insubordinadas criativamente. Para tanto, pedimos que as professoras produzissem narrativas orais relatando como foi a trajetória delas no movimento das Feiras de Matemática catarinenses e como estas a sua formação enquanto professoras que ensinam matemática. Depois de transcritas, estas narrativas foram analisadas buscando convergências entre os dois relatos e nosso referencial teórico sobre insubordinações criativas. Os resultados indicam as aprendizagens das duas professoras ao participar e orientar trabalhos nas Feiras, no movimento de repensar suas práticas, experimentar outras formas de ensinar e aprender matemática e a proposição de uma cultura de aula de matemática a seus estudantes mais próxima da problematização e menos tradicional, postura que se alinha aos preceitos da insubordinação criativa. Para além de insubordinar-se, as práticas tinham objetivo que se configurava por buscar formas criativas de participação, inserção e protagonismo de seus estudantes e delas mesmas pelo movimento de Feiras.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

GONÇALVES, A.; GRANDO, R. C. Práticas insubordinadas criativamente de duas professoras que participam do movimento das Feiras de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 84-96, 1 set. 2019.

Edição

Seção

Artigos