Às avessas: outros percursos para se pensar/discutir as inter-relações entre Matemática e literatura
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2170Palavras-chave:
Matemática e Literatura, Lewis Carroll, A Caça ao Turpente, Leitura e Escrita Criativas, Narrativas e Educação MatemáticaResumo
Este artigo se apropria de algumas obras literárias para discutir e apresentar propostas de escritas criativas para a Educação Matemática, que ponham em coexistência a racionalidade desta disciplina com a inventividade da escrita literária, abrindo espaços à criatividade. Tomando como referência de destaque as obras de Lewis Carroll e o modo como ele trabalha a ruptura do tempo e do espaço em algumas de suas narrativas, este texto é uma exegese de seu mais longo poema nonsense: A caça ao turpente (The hunting of the snark). O resultado, a partir de estudos da obra carrolliana e de aspectos da historiografia de seu tempo, é a apresentação de três conteúdos matemáticos que emergem de sua narrativa. Tal qual o autor a concebeu, assim serão apresentados os passos desta pesquisa: do final para o princípio, isto é, das referências bibliográficas para a introdução.
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