Às avessas: outros percursos para se pensar/discutir as inter-relações entre Matemática e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2170

Palavras-chave:

Matemática e Literatura, Lewis Carroll, A Caça ao Turpente, Leitura e Escrita Criativas, Narrativas e Educação Matemática

Resumo

Este artigo se apropria de algumas obras literárias para discutir e apresentar propostas de escritas criativas para a Educação Matemática, que ponham em coexistência a racionalidade desta disciplina com a inventividade da escrita literária, abrindo espaços à criatividade. Tomando como referência de destaque as obras de Lewis Carroll e o modo como ele trabalha a ruptura do tempo e do espaço em algumas de suas narrativas, este texto é uma exegese de seu mais longo poema nonsense: A caça ao turpente (The hunting of the snark). O resultado, a partir de estudos da obra carrolliana e de aspectos da historiografia de seu tempo, é a apresentação de três conteúdos matemáticos que emergem de sua narrativa. Tal qual o autor a concebeu, assim serão apresentados os passos desta pesquisa: do final para o princípio, isto é, das referências bibliográficas para a introdução.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

MONTOITO, R. Às avessas: outros percursos para se pensar/discutir as inter-relações entre Matemática e literatura. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 89-106, 1 maio 2020.

Edição

Seção

Artigos