Ensaio Teórico: Aprendizagem Humanizada na perspectiva da Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.3792

Palavras-chave:

Educação Matemática, Processo de Aprendizagem, Processo de Ensino, Relações Humanas

Resumo

Neste ensaio teórico, nosso objetivo consiste em apresentar reflexões sobre o desafio de educar as crianças e jovens voltadas para o desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico tendo por base as relações entre o conhecimento histórico, humanizado e a matemática como saber disseminado pela escola. Refletir sobre a importância de um ensino de matemática pautado na atividade humana, bem como na resolução de problemas que estão emergidos no cotidiano e nas interações entre os seres humanos que vivem socialmente e em comunidade que permitem considerar os saberes matemáticos constituídos e produzidos como pertencentes da história e da cultura de determinada época que, de certo modo, são instrumentos que correspondem ao processo de aprendizagem, ou seja, algo que necessita da aprendizagem para que os humanos sejam capazes de estabelecer o saber específico, seja ele matemático. Não se pode conceber a matemática como uma construção teórica, sem qualquer relação com a prática social. Desse modo, as relações humanas criam problemas que devem ser resolvidos em sociedade que constitui no processo humano o conhecimento, o saber pedagógico culminando na educação. Com base nos estudos, a Educação Matemática contribui para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem baseadas nas produções do conhecimento matemático através da ontologia, epistemologia, lógica e pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ANDRADE, M.H.; OLIVEIRA, R.R.; FEITOSA, R.A. A Epistemologia na didática da matemática em completude com a tecnologia. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2698/2026 Acesso em: 10/07/2023.

CAMPOS, Tânia M.M.; NUNES, Terezinha. Tendências atuais do ensino e aprendizagem da matemática. Aberto, Brasília, ano 14, n. 62, p. 3-7, 1994.

D'AMBRÓSIO, Beatriz S. Temas e debates. In: D'AMBRÓSIO, Beatriz. Como ensinar Matemática hoje. 1989 ed. Brasília: SBEM, 1989. p. 15-19.

FIORENTINI, D.; LOREZANTO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática 1. ed. Porto Alegre: 2000. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GOTTSCHALK, Cristiane: A Natureza do Conhecimento Matemático sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais- Departamento de Filosofia da Educação Universidade de São Paulo - SÃO PAULO, 2004.

LANNER DE MOURA, A. R.; LIMA, L.C.; MOURA, M.O.; MOISÉS, Educar com a matemática – fundamentos. Cortez Editora, 1ª edição, 2016

POMBO, T.R. A concepção da matemática através da história. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/a-concepcao-da-matematica-atraves-da-historia Acesso em 06/07/2023.

WITTGENSTEIN, Ludwig: Gramática Filosófica. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

ZAIDAN, S.; DAVID, M.M.S.; ARAÚJO, J.L.; GOMES, M.L.M.; FONSECA, M.C.F.R.F. Educação matemática. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

Publicado

2024-04-27

Como Citar

GISELI PIANE, A.; SALOMÃO, M. S. A. Ensaio Teórico: Aprendizagem Humanizada na perspectiva da Educação Matemática. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-18, 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos