A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3657Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa. Arte e Matemática. Filosofia da Diferença. Pesquisa em Educação Matemática.Resumo
Assumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula.
Downloads
Referências
CUCHEDZA, Adamo Devi. O que podem Arte e Matemática? Reflexões por meio de oficinas junto a um grupo de futuros professores de matemática da Universidade Licungo, Moçambique. 2023, 173p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
FERREIRA, Deborah Portela Josy. Encontro com o Mundo Ovo de Eli Heil e a Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Catarina.
FLORES, C. R. Registros de representação semiótica em matemática: história, epistemologia, aprendizagem. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 19, n. 26, 2006, p.77 a 102.
FLORES, C. R. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa Editora: 2007.
FLORES, C. R. Visualidade e Visualização Matemática: Novas Fronteiras para a Educação Matemática. In: FLORES, C. R; CASSIANI, S. (Orgs.). Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas, São Paulo: Editora Mercado de Letras, 2013.
FLORES, C. R. Mostrar o Ver no Corpo de Eva: Desenho e Arte na Educação Matemática, Projeto de Pesquisa Produtividade, CNPq, 2014.
FLORES, C. R. Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre. Zetetiké, Unicamp, v. 23, n. 43, p. 237-252, 2015.
FLORES, C. R. Experiência, Pintura, Educação: Entre a modulação do olhar e a reinvenção de modos de ensinar e aprender matemática. Projeto de Pesquisa Estágio-Sênior no Exterior. Bélgica: UCL, 2016.
FLORES, C. R. In-fante e Profanação do Dispositivo da Aprendizagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 10. n.22, Seção Temática, p. 171- 188, 2017.
FLORES, C. R; WAGNER, D. R.; BURATTO, I. C. F. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.14, n.1, p.31-45, 2012.
FLORES, C. R.; MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R. GECEM em montagem ou produzir conhecimento com um grupo que estuda educação matemática. In: Custódio, J. F. et al. (Org.). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, pp. 129-146, 2018.
FOUCAULT, M. A escrita de si. In.: Ditos e Escritos: ética, sexualidade e política. MOTTA, M.B (Org). Tradução de Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3ª ed. v.5, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. p.141-157.
FRANCISCO, B. M. Um Oficinar-de Experiências que Pensa com Crianças: matemáticas- cubistas, formas brincantes e ex-posições. 2017. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
KERSCHER. M. M. Uma Martemática que Per-Corre com Crianças em uma Experiência Abstrata num Espaço-Escola-Espaço. 2018. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
LÓPEZ, M.V.; MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Skholé e igualdade. In: LARROSA, J. (org.). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. - (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
LUDVIG, Isadora Cristina. Uma conversa intermatemática com Jaider Esbell e estudantes do Ensino Fundamental: experiências em uma oficina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Catarina.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questa?o pu?blica. Belo Horizonte: Aute?ntica Editora, 2 ed., 2015.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017a. -- (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A língua da escola: alienante ou emancipadora?. In: LARROSA, J. (org.). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017b. -- (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
MORAES, J. C. P. de. Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças. 2014. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, Niton Milanez, Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.
SCHUCK, C. A. Cartografar na Diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático. 2015. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
WAGNER, D. R. Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica. 2012. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2012.
WAGNER, D. R. Visualidades Movimentadas em Oficinas- Dispositivo Pedagógico: Um Encontro entre Imagens da Arte e Professores que Ensinam Matemática. 2017. 202fp. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2017.