Formação inicial em educação matemática na licenciatura em pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3569

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de professores, Pensamento empírico e teórico

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a origem das mazelas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática com base no método dialético. Desenvolvemos o estudo com base nas respostas a um questionário apresentadas pelas acadêmicas de três turmas do curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina, matriculadas na modalidade presencial, que já cursaram a unidade de aprendizagem Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de modo a refletir a problemática inicial. Constatamos que a origem das mazelas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática está no modo de organização do ensino desenvolvido na Educação Básica, e tendem a não serem superadas no Ensino Superior. Essa superação não ocorre porque, além da pouca carga horária destinada à unidade de aprendizagem Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as mazelas do pensamento empírico, corroídas pelo ensino tradicional, dificultam o desenvolvimento do pensamento teórico.

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Biografia do Autor

Silvana Guimarães da Silva, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade do Sul de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat).

Josélia Euzébio da Rosa, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora do Mestrado e Doutorado em Educação e do Curso de Pedagogia, da Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Doutora em Educação (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat). Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com base na Teoria HistóricoCultural (GPEMAHC).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

SILVA, S. G. DA .; ROSA, J. E. DA. Formação inicial em educação matemática na licenciatura em pedagogia. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-18, 26 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos

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