Metodologia de ensino e a história da matemática: um estudo com professores pedagogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3530

Palavras-chave:

Metodologia, Formação continuada, Educação matemática, Didática, Conteúdo

Resumo

A metodologia de ensino é um dos temas de maior relevância no campo da Educação Matemática. Nos diferentes níveis de ensino, pensam-se em métodos que convergem para um único objetivo: a aprendizagem da Matemática pelos alunos. Nesse contexto, o presente artigo tem por escopo apresentar um estudo desenvolvido com duas professoras pedagogas, de dois diferentes municípios do Brasil, acerca da possibilidade metodológica do uso da História da Matemática durante as aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, partiu-se dos discursos escritos nas atividades elaboradas por ambas as professoras durante um curso de formação continuada no que tange à presença de conteúdos que orientassem para o uso da História da Matemática como metodologia. Para esta análise, utilizou-se da perspectiva francesa da análise de conteúdo. Assim, diante dos conteúdos selecionados e analisados de ambos os discursos, foram obtidas oito categorias, sendo seis delas comuns às duas professoras participantes. Verificou-se que nas atividades propostas para os Anos Iniciais, pelas docentes pedagogas, o uso da História da Matemática não foi de forte presença. Como desdobramento, o presente estudo leva-nos à formação inicial dos professores pedagogos no Brasil e da necessidade de repensarmos o estudo da História da Matemática como potencial metodológico para o ensino.

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, Universidade de São Paulo

Ph.D. candidate; Mestre em Educação; Especialista em Formação de Professores que ensinam Matemática; Equity, Diversity and Identity Lab - Concordia University [https://www.concordia.ca/ginacody/research/edi-lab.html]/ Faculdade de Educação da USP; Montreal, Québec, Canadá / São Paulo, São Paulo.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

MOMETTI, C. Metodologia de ensino e a história da matemática: um estudo com professores pedagogos. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-20, 11 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos