Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
Palavras-chave:
Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.Resumo
Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas.