Diferentes olhares sobre a formação docente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas séries iniciais

Autores

  • Valdirene Gomes de Sousa Prefeitura Municipal de Teresina

Resumo

Este estudo pretende analisar, a partir de uma perspectiva qualiquantitativa, quais as concepções teóricas de ensino-aprendizagem que vêm permeando o processo de formação docente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas séries iniciais. Na análise, ressalta-se a percepção de três instâncias envolvidas nesse processo: a) o discurso dos formadores; b)a visão do aluno em curso sobre a orientação que vem recebendo; c) a contribuição dessa formação na prática, segundo os professores egressos. Para isso, foram utilizados como referenciais teóricos, dentre outros, os estudos sobre a formação docente na universidade e a importância da construção da inteligência na criança para o desenvolvimento de sua autonomia, de Tardiff (2002) e Kamii (1999), respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-08-10

Como Citar

Sousa, V. G. de. (2017). Diferentes olhares sobre a formação docente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas séries iniciais. Educação Matemática Em Revista, (22), 66-76. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/963

Edição

Seção

Artigos